quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Vou ver

Vou ver se me apetece escrever.
Se calhar não. Mas vá, vou tentar. Criar um post sem ter nada em mente para escrever é um desafio interessante. Mesmo que o conteúdo não o seja. Aliás, tudo na vida é interessante, desde que saibamos encarar de maneira a que o seja. Não será assim?
Por exemplo, vemos exemplos de pessoas que têm, aparentemente, todos os motivos para sorrir e vivem egocentricamente sem sentido, olhando a vida com tristeza e amargura.
Vemos pessoas a quem o azar parece perseguir em cada gesto, a quem a desgraça assombra cada acontecimento, e, resistindo com a coragem de um guerreiro, vencem cada obstáculo e encaram cada barreira com um sorriso, uma oportunidade de crescimento.
Agora pergunto, será que a culpa de cada pessoa ser feliz ou infeliz é dos acontecimentos que a vida desenlaça pela acção do incontrolável destino, ou é da capacidade de encarar, ultrapassar e crescer com cada acção desse mesmo destino, por mais duro que possa ser, ou parecer ser? Afinal de contas, não foi dado a todo o ser humano a oportunidade de encarar a vida pelo lado positivo, ou pensar de maneira positiva só está ao acesso de poucos?
Um post interessante? Não sei, depende da maneira como o consigas ver.

1 comentário:

  1. http://construiresperanca.blogspot.com/

    "De facto se vaguearmos um pouco nos nossos pensamentos, por vezes conseguimos alcançar nas coisas simples a descoberta de toda uma realidade que é importante para o sentido da vida e como devemos olhar a vida, na minha opinião.

    É mais fácil deixarmo-nos cair por terra quando nos aparece um obstáculo do que enfrentá-lo e estarmos dispostos a ultrapassá-lo, não pela esquerda, não pela direita, não por baixo nem tão pouco por cima mas sim de frente, de olhos postos na dificuldade sem deixarmos que essa mesma dificuldade se torne a nossa fraqueza diária, nem o nosso constante problema, mas sim reconhecendo que ela existe, que está presente e que não devemos moldar a nossa vida em função desse obstáculo.
    Devemos pois viver a vida sem continuar-mos obcecados pelos problemas que nos afligem mas sim empenhados em encontrar as soluções que os resolvem e que nos fazem moldar o obstáculo para pudermos passar.

    Isso torna-nos mais fortes, mais coesos, melhores enquanto pessoas se soubermos retirar a importância que pressupõe e se respeitarmos no futuro esse passado que fez de nós quem hoje somos.

    E aí vamos adquirindo mais maturidade, experiência de vida e contactando com a realidade mundana complexa e diversa da qual fazemos parte à nascença, moldamo-nos a ela naturalmente, mas um dia mais tarde seremos nós por opção que escolhemos querer ou não mudá-la, claro que este mudar seria sempre visando 1 futuro que não seja reflexo do presente mas um futuro de "plasticina" com uma "pequena e importante pedra" no seu interior.

    Claro que conseguimos mudar alguns aspectos, princípios e valores da complexidade e realidade mundana e é possível mas, não basta acreditar, passa por lutar, no entanto há sempre algo que não pudemos mudar que é essa "pequena e importante pedra", porque essa "pedra" é o "coração" ou base de tudo isto e isso não pudemos mudar, só pudemor mudar o exterior dessa pedra o interior jamais, porque iriamos pôr em causa a nossa existência e toda a vida humana, todos os valores e príncipios básicos sem os quais seríamos o ser humano que somos hoje, aí está o respeito pelo passado e pela nossa vida, o que seremos amanhã não o saberemos é certo mas penso que pudemos ajudar a tornar esse futuro mais promissor que este presente.


    Haveria muito mais a dizer mas é algo que é para ir discutindo e não para, pura e simplesmente discutir."

    ResponderEliminar